Os acidentes com máquinas pesadas podem ser bem recorrentes em empreendimentos que utilizam frequentemente esse tipo de equipamento.
Cada máquina tem a sua forma de uso, e dessa forma, deve ser seguida as normas regulamentadoras para que esses riscos sejam minimizados.
A grande maioria desses acidentes ocorrem por erros humanos, e por esse motivo é importante que as empresas passem todos os procedimentos de cuidados para os colaboradores a fim de evitar os acidentes com máquinas pesadas.
Continue a leitura e saiba as 3 principais dicas para se evitar acidentes com máquinas pesadas.
Aproveite!
O que é um acidente de trabalho?
Um acidente de trabalho é um evento que acontece dentro do ambiente de trabalho e causa algum tipo de dano laboral ao colaborador, seja ele temporário ou permanente.
Diante disso, é preciso que tanto as empresas como o time operacional, fiquem atentos para poder prevenir ao máximo os acidentes com máquinas pesadas. Assim, os funcionários devem estar preparados para evitar descuidos simples durante a execução de um trabalho.
A norma regulamentadora
Para prevenir os acidentes de trabalho é preciso que as organizações sigam à risca os parâmetros definidos pelas normas da ABNT. O Brasil tem a NR-12 que dita quais são as medidas adotadas para evitar acidentes durante a operação com as máquinas pesadas.
Ela estabelece os requisitos mínimos para poder manusear os equipamentos de uma forma fácil e segura. Além disso, essa norma pode impedir o processo de fabricação, importação e exposição a uma pessoa durante a fase de uso de uma máquina.
Destaca-se que a N-12 não determina um passo a passo a ser aplicado. Logo, nem todos os equipamentos são aplicáveis a essa norma. Assim, é preciso avaliar os projetos de acordo com a rotina produtiva para evitar acidentes com máquinas pesadas.
Os erros mais comuns que podem causar acidentes com máquinas pesadas
As causas de vários incidentes no ambiente de trabalho podem estar associadas a fatores como as condições inseguras do local ou o próprio ato inseguro do funcionário. afinal grande parte dos acidentes com os equipamentos pesados se deve graças a uma:
- Falta de atenção e descuido;
- Ausência de monitoração;
- Falta de comunicação entre as pessoas;
- Acesso a áreas isoladas;
- falta de uso de EPIs;
- Operação do maquinário além da capacidade.
Esses seis erros podem ser evitados caso a empresa siga os padrões definidos pela NR-12 e procure conscientizar ao máximo as pessoas a respeito disso. Isto porque, a segurança é algo vital para se ter um trabalho produtivo e eficaz sem que haja descuidos.
Quais são os riscos de acidentes com máquinas pesadas?
Uma pessoa pode estar sujeita a vários tipos de incidentes quando opera uma máquina. Dessa forma, pode-se incluir desde acidentes simples com caixas de ferramentas e peças de equipamentos até os mais pesados como colisão de caminhões.
Os acidentes com máquinas pesadas podem ser mais comuns do que se espera, e por isso é importante estar atento aos riscos para que sejam evitados. Conheça alguns tipos de acidentes a seguir.
Prensamento
Este é um dos acidentes com máquinas pesadas mais comum que acontece em várias indústrias. Uma vez que a força exercida sobre o corpo pode causar lesões graves e levar até mesmo a morte. Assim, o índice desse tipo de incidente aumenta cada vez mais.
Choques elétricos
Um operador de máquina corre o risco de receber um choque dela ou ainda ser carregado por indução quando ele está no campo elétrico do objeto. Por isso, é preciso eliminar o risco desse acidente para que se possa evitar vários tipos de danos laborais ao colaborador.
Projeções de peças
O uso correto de EPIs pode ajudar a prevenir ou amenizar os efeitos causados por este incidente. Desse modo, deve-se preparar as pessoas para que elas fiquem atentas para se proteger contra as projeções de peças e assim evitar acidentes com máquinas pesadas.
3 dicas para evitar acidentes com máquinas pesadas
Para manter a saúde e a integridade dos funcionários no ambiente de trabalho é preciso tomar uma série de medidas para evitar ao máximo qualquer tipo de incidente. Assim, confira abaixo algumas dicas para poder prevenir e conscientizar as pessoas sobre isso.
1. Encontre os pontos cegos para prevenir os acidentes com máquinas pesadas
Para evitar os incidentes é preciso fazer da segurança uma prioridade máxima. Por isso, é importante que os operadores avaliem as condições do ambiente ao seu redor antes de operar os equipamentos. Dessa forma, pode-se encontrar vários erros antes não vistos.
A partir disso, será possível definir estratégias para impedir os acidentes com máquinas pesadas. Logo, pode-se posicionar uma pessoa para guiar o operador e assim evitar os pontos cegos. Além disso, o uso de coletes e sensores podem ajudar muito na prevenção.
2. Qualifique a equipe para evitar acidentes com máquinas pesadas
A qualificação dos funcionários é importante para garantir a saúde e a integridade física no local de trabalho. Para isso, é preciso orientar e capacitar as pessoas de modo que elas possam se prevenir e assim evitar os acidentes com máquinas pesadas nas obras.
Treinamentos
Esta é uma boa forma de instruir e preparar os operadores para realizar um bom trabalho com mais segurança e qualidade. Desse modo, pode-se fazer isso de algumas formas:
- Workshops;
- Palestras;
- Cursos específicos.
Com isso, pode-se preparar as pessoas para prevenir os acidentes com máquinas pesadas, além de reduzir os custos, encontrar os pontos cegos e garantir um local de trabalho seguro.
Uso de EPIs
O uso de EPIs deve ser obrigatório ao executar qualquer atividade com uma máquina. Dessa forma, é preciso que as empresas se certifiquem se os funcionários têm acesso a essas ferramentas e se eles fazem uso adequado delas. Assim, eles devem ter:
- Luvas;
- Capacetes;
- Máscaras;
- Óculos de proteção;
- Cintos de segurança.
Com isso, pode-se ajudar a diminuir os riscos de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho, além de manter a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
3. Fiscalize de forma constante para evitar acidentes com máquinas pesadas
Antes de uma pessoa começar a usar qualquer equipamento, seja ele leve ou pesado, é preciso verificar se ele não corre o risco de causar acidentes. Assim, deve-se verificar se:
- O maquinário está completo;
- Avaliar os pontos de tensão;
- Verificar os níveis de óleo;
- Uso de EPIs.
Esses pontos são essenciais para prevenir vários acidentes com máquinas pesadas.
Por isso, é importante que os operadores procurem ficar atentos ao ambiente ao seu redor.
Manutenção
Fazer a manutenção dos equipamentos de forma periódica pode ajudar a minimizar os riscos de falhas e acidentes durante a sua execução. Desse modo, deve-se avaliar as:
- Fontes de alimentação;
- O estado das peças;
- Mangueiras hidráulicas;
- Limpeza ou ajuste da máquina;
- Remoção de bloqueios.
Com isso, pode-se prolongar a vida útil dos equipamentos, além de reduzir os riscos operacionais, assim, garantindo um ambiente seguro e eficaz contra os acidentes de trabalho.
A Tem Trator Peças é uma das principais distribuidoras de peças para máquinas pesadas, conta com mais de 50 mil itens a pronta entrega.
Pensando em manutenção periódica, ou substituição de peças por falha, entre em contato com nossos especialistas, trabalhamos com as mais diversas marcas, e distribuímos para todo o Brasil.
Este artigo foi útil para você? Compartilhe nas redes sociais, e comente aqui embaixo as suas principais dúvidas a respeito de máquinas pesadas, quem sabe a sua dúvida pode ser o próximo tema do Blog.
Até logo!